Pilates para o fundo de mão de dois profissionais do setor

As escolas de Pilates foram crescendo a partir dos princípios de Joseph Pilates, até nossos dias, e continuam a crescer. Frente à grande oferta de diferentes classes e tipos de Pilates que existem hoje em dia, queremos aproximar-nos um pouco mais a Polestar, uma das escolas com mais crescimento nos últimos anos.

João Neto e Fernando Chamorro são os atuais CEO da Polestar Pilates em Portugal, uma escola de Pilates, que se caracteriza por promover um estilo de vida saudável de forma global: Polestar, a prática de Pilates vai muito além do esporte, integrando-se de forma activa na vida do indivíduo. Com eles, abordamos os conceitos básicos de Pilates.

Por que deveria qualquer pessoa, atleta ou sedentário, começar a praticar Pilates?

Todos nós precisamos de mover-se: estamos projetados para estar em movimento. Seja com Pilates ou qualquer outra disciplina, o importante é que nos movimentemos. Possuímos articulações que, não movê-los, eles perdem a sua função e a sua capacidade. Por que Pilates? Porque é um sistema de treino aberto para todo o mundo, e se adapta a qualquer tipo de nível, mesmo com dor. A chave é que o sistema se adapta à pessoa, e não é a pessoa que se adapta ao sistema.

Polestar traz um sistema de resolução de problemas: usamos Pilates, mas poderíamos usar qualquer outro método. Nós ensinamos às pessoas uma série de ideias que podem ser aplicadas em qualquer situação e em qualquer outro esporte. Ensinamos as pessoas a serem críticos, a pensar e avaliar. Ensina-Se a pensar quem é o cliente, que precisa, o que você quer fazer com ele e quais exercícios você pode selecionar para alcançar os seus objetivos, como podem ser modificados para facilitar o movimento ou para desafiarle…

Somos formadores de mente, através do corpo. Ensinamos um sistema de trabalho. Além disso, temos um grande sentido de comunidade.

Os cinco princípios básicos do Pilates, o daríais prioridade a algum deles?

Polestar toma as idéias de Pilates, mas as adapta para o século XXI: bem, nós temos nossos próprios princípios. Trabalhamos com os cinco princípios básicos e mais um, que é o de integração do movimento. Para nós isto é muito importante: vemos o ser humano não apenas como uma entidade física, mas como uma entidade psicológica, emocional… Tentamos encontrar uma visão global e holística: não só ensinamos exercícios, mas que tentamos influenciar um estilo de vida saudável, que era o que falava Joseph Pilates.

Pilates é apenas uma pequena parte de todo um estilo de vida: nós tentamos dar esta integração do movimento e de todos os sistemas do corpo.

Em muitas aulas de Pilates, é dada uma importância extrema para a respiração: tudo é inspirar e expirar, mesmo passando muito tempo “só respirando”. Acreditamos que a respiração deve ser algo natural, integrado no movimento: o movimento facilita a respiração e a respiração facilita o movimento.

Pilates

Quanto ao trabalho no chão ou em máquinas, será dada prioridade a alguma das duas coisas?

Não, tudo é igualmente importante: no final, o importante é Pilates, não as máquinas ou o chão. Se você tem claros os princípios, as contra-indicações dos exercícios, as alterações… no final das máquinas ou o chão é apenas uma ferramenta.

Para quem é Pilates? É para todos?

Não acreditamos que o Pilates seja para todos. Todo mundo pode se beneficiar de Pilates, mas tem gente que tem outros objetivos, ou de outras metas. As pessoas que fazem exercício si podem se beneficiar de alguns exercícios, princípios… e aplicá-los em outros campos. No final, o importante é que a gente se mova.

O Pilates é uma ginástica? Você pode encaixar o Pilates dentro do conceito do fitness?

Pilates é movimento, enquanto que o fitness é mais entretenimento: sempre há o que inventar coisas novas, ou usar novos materiais para que as pessoas se entrentenga em sala de aula. Frente a isso, Pilates tudo que você precisa são as máquinas do estudo ou, se trabalhamos no chão, nem isso.

O fitness e Pilates têm um objetivo comum, que é o de conscientizar as pessoas de que você tem que se mover, mas para nós Pilates é muito mais honesto. Está mais dirigida para o interior das pessoas que para o músculo que se vê no espelho: o mais interior e menos bussiness.

É claro que as sessões de Pilates, Pilates podem ser divertidas, mas é algo secundário, a diversão deve ser consequência do fato de que eu tenho aprendido a me mover bem.

Qual seria a característica física básica para praticar Pilates?

Ter um cérebro flexível e ter a possibilidade de explorar. Precisamos de flexibilidade de mente e abertura de mente tanto os formadores como os clientes. Somos formadores de mente, através do corpo: os padrões de movimento estão no cérebro.

Isso também influencia o resultado funcional: pedimos para as pessoas que nos digam o resultado procuram obter com Pilates em sua vida diária. Isso, além disso, é um plus de motivação: Pilates é um meio para conseguir movimento fora da sala de aula de Pilates. Nosso objetivo é que a gente se mova para melhor fora da sala de aula de Pilates, não que façam os exercícios perfeitos: a de que, aconteça o que acontecer no ambiente, as pessoas possam se adaptar.

E as qualidades que deve ter um bom profissional de Pilates?

Acima de tudo deve ter uma boa base de conhecimento e saber pensar no cliente antes de pensar em si. Embora você tenha aprendido alguns exercícios novos e esteja querendo colocá-los em prática com o seu cliente, você deve pensar se realmente são esses exercícios, o que seu cliente precisa. Com uma boa base de formação, você pode modificar cada movimento, para adaptá-lo ao que o seu cliente necessita em cada momento.

Além disso, um bom instrutor de Pilates deve ser um excelente comunicador: os recursos de comunicação com o aluno através de imagens ou toque são muito importantes para um bom profissional, e sabe usá-los no momento e lugar certo.

Pilates

O que esportes são os que mais podem se beneficiar da prática do Pilates?

Qualquer esporte que contenha quebras e energia elástica, como o boxe, correr, saltar… São esportes que, de frente para os que mantêm uma postura estática, como o ciclismo, precisam de uma boa consciência corporal, um bom trabalho de organização de nosso corpo e de uma boa execução dos movimentos.

Todos os esportes precisam do Pilates como uma ferramenta para prevenir lesões: se organizou bem o meu corpo e eu passar de forma eficiente é muito menos provável que eu me lesões praticando outro esporte, ou mesmo em minha vida diária.

Alguns esportes que podemos relacionar com o ambiente do Pilates, precisamente por esse controle corporal e a eficiência do movimento podem ser a capoeira, artes marciais ou o boxe.

Agora que está tão na moda, é compatível com o treino de Crossfit com Pilates?

O conceito do Crossfit é fenomenal, mas lhe falta a análise do movimento, que é o que fazemos em Pilates. Uma pessoa que não tem o suficiente para a flexão dorsal do pé não se pode colocar a realizar um agachamento profundo, porque não será capaz, e existe um risco de lesão.

Nesse sentido, o Pilates tem um compromisso de saúde com o corpo, e pode servir muito bem para evitar lesões em outros esportes, incluindo o Crossfit.

Há algum exercício favorito? E algum acessório?

É muito complicado! Se eu tenho que ficar com um, escolheria as barras assistidas no trapézio, as flexões me parecem um exercício fundamental: se uma pessoa faz um agachamento quase pode se certificar de que não tem dor nas costas e que se vai desenvolvendo bem em todos os aspectos de sua vida.

Quanto aos acessórios, eu ficaria com a Theraband ou o rulo, ou uma bola pequena.

Muito obrigado por dedicar este tempo e nos ensinar um pouco mais de perto o que é Pilates!

Mais informações | Polestar SpainImagen | Redcreadeporte e CarolLunetta em FlickrEn Vitónica | Pilates e suas variantes: as diferentes escolas