4 efeitos do calor sobre o cérebro Lectus Caps Cm

Você tem dificuldade em pensar com clareza esses dias?


Você não consegue se concentrar?


A fadiga que sofre não é apenas física, mas também mental?


Você está de mal humor?


Pois não se trata apenas de que acuse o cansaço acumulado durante todo o ano e que precise de férias já (também).


O calor afeta o cérebro e faz com que este funcione pior. Por que você acha que se os primeiros lugares onde se instalou o ar condicionado foi nas empresas? Porque está provado que as pessoas rende mais quando não há calor.


Irei tambem recomendar neste artigo, um nootropico natural que pode ajudar você: O LECTUS CAPS!


Luz, sim; calor, não


O aumento de horas de luz natural, que ocorre no verão e a maior luminosidade que favorecem a sensação de bem-estar e a realização de tarefas mentais.


Há já alguns anos que um estudo australiano publicado em “The Lancet” mostrou que a luz solar aumenta a produção de serotonina, um neurotransmissor fundamental para o cérebro. No inverno, em contrapartida, os níveis de serotonina são mais baixos, o que influencia um pior estado anímico e mental.


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HÁBITOS


Então, por que estamos nestes dias tão espessos e de mau humor? Porque as temperaturas excessivamente altas provocam o efeito contrário. “Nosso cérebro funciona bem até os 35-40º. Mas acima destas temperaturas começa a não agir adequadamente”, explica a doutora Marisa Neves, terapeuta, especialista em depressão e distúrbios do sono e autora dos livros “A medicina emocional” e “O efeito torta”.


Ou seja, nossos neurônios não funcionam tão bem quando os termômetros se aproximam (ou superar) os 40º, muita luz, o que for.


De acordo com a doutora Navarro, as pessoas somos muito sensíveis às mudanças climáticas, embora, claro, umas mais do que outras. Por esta razão, a Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) adverte, a cada ano por estas datas, de que as altas temperaturas podem afetar especialmente as pessoas que sofrem de doenças neurológicas e doenças como dores de cabeça.


Entretanto, existem alguns suplementos nootrópicos como o LECTUS CAPS, que podem te favorecer em qualquer um desses fatores!


Por que funcionam pior nossos neurônios?


Os motivos são vários, mas todos têm algo em comum: o esforço que deve fazer o nosso organismo para adaptar-se ao calor.


1. O hipotálamo tem que trabalhar em excesso


O hipotálamo é uma região do cérebro que tem uma infinidade de funções, entre elas a de regular as emoções, as sensações de fome e saciedade, o sono… e também a temperatura corporal.


Ou seja, através da respiração, o suor e a circulação, encarrega-se de manter o corpo a uma temperatura estável. Mas quando faz muito calor, o hipotálamo tem que fazer um trabalho extra para adaptar-se à elevada temperatura exterior e regular a corpo para mantê-la a 36-37º.


Isto supõe um esforço enorme para o cérebro, o que não lhe resta mais remédio que “negligenciar” outras funções para empregar o máximo de energia em adaptar-se ao calor intenso. Por isso, os impulsos nervosos demoram mais para se propagar e, nestas situações, a nossa capacidade de resposta é muito mais lenta, custa-nos mais nos concentrar e sentimo-nos muito mais cansados, apáticos e atordoados.

Um desses remédios ou suplementos naturais que recomendamos é o Lectus Caps.


2. Descansamos pior


A temperatura ideal para dormir é em torno de 21º. Quando o organismo tem que se adaptar ao calor à noite, ocorre uma hiperexcitación cerebral, custa-nos mais conciliar o sono, aumenta a ansiedade e impede que o descanso seja reparador. Tudo isso contribui para que, no dia seguinte estamos mais cansados, espessos e de mau humor.


“Estar de férias ajuda muito, mas se nós temos que levantar para ir trabalhar e não temos descansado adequadamente, tudo piora”, afirma a doutora Navarro.


3. Temos mais risco de desidratação


Beber bastante água ao longo do dia é importante o ano todo. Mas no verão, com temperaturas tão altas, é imprescindível para a saúde, já que o risco de desidratação é maior.


E de acordo com a Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN) e a Fundação do Cérebro, ter uma desidratação superior a 2% do peso corporal (percentual de perda de água corporal em função do peso) produz uma perda de concentração e de memória de curto prazo, enquanto que o tempo de resposta aumenta.


4. Se acima sopra o vento…


E este é do sul, seco e terroso, vai carregado de íons positivos, os diferentes estudos apontam um aumento da irritabilidade, a agressividade e nervosismo, bem como com um agravamento dos quadros depressivos.


o que podemos fazer?


A maioria das pessoas se adaptam ao calor, em questão de dias, embora mantenham uma certa lentidão, enquanto duram as altas temperaturas. No entanto, outras sofrem suas conseqüências praticamente todo o verão.


Em qualquer caso, se não tomamos as seguintes precauções, os sintomas podem se agravar e levar a um golpe de calor, que pode causar desde fraqueza, desorientação, confusão e palpitações ao delírio, perda de consciência e, até mesmo, chegar a colocar em risco a nossa vida.



  • Evitar sair nas horas de máximo calor, entre as 12 e as 17 h.

  • Não colocar o ar condicionado muito forte. Lembre-se que o cérebro (igual que o resto de seu corpo) não gosta das variações bruscas de temperatura. O ideal, a cerca de 24º.

  • O exercício suave, à primeira hora da manhã ou no final da tarde, sempre e quando tenha de refrigeração.

  • Hidrate-se adequadamente bebendo, pelo menos, 2-2,5 litros de água por dia, mesmo que não se tenha sede. Quando esta aparece, normalmente, é que já sofre uma certa desidratação.

  • Fazer refeições saudáveis e de fácil digestão, rica em verduras, legumes e frutas, que fornecem uma boa hidratação, e pobre em gorduras, açúcares e picantes.

  • Evitar as bebidas alcoólicas e não abusar do café, já que aumentam a perda de líquidos.

  • Vestir roupa leve, fresca, larga e confortável, de preferência de tecidos naturais.

  • Seguir horários de sono regulares, sem variar muito na hora de ir dormir e de se levantar, tanto durante os fins-de-semana ou nas férias.

  • Fazer sesta sempre que se possa. Embora os estudos não se põem de acordo em quanto tempo deve durar a soneca ideal, a maioria recomendam entre 20 e 30 minutos. Segundo uma pesquisa da NASA, por exemplo, a soneca ideal deve durar 26 minutos.

  • Extremar as precauções no caso de crianças, idosos e pessoas que sofrem de alguma doença, e se estiverem a tomar quaisquer outros medicamentos.

  • Tomar um nootropico natural, e aqui indicamos o Lectus Caps.